Clã Barn Av Einherjar

O clã Barn Av Einherjar (grupo de recreação histórica), de Campinas, foi um dos primeiros grupos praticantes de esgrima histórica medieval do Brasil, e ajudou a fundar essa modalidade, com base na cultura nórdica, em setembro de 2010.

No entanto, seus membros treinam muitos estilos de combate armado, advindos de várias sociedades do mundo e de diversas épocas, desde a Europa medieval até o extremo oriente.

O nome do grupo significa “Filhos dos Einherjar”. Um Einherjar era um guerreiro que, após morrer em batalha, era recebido no Valhalla, onde lutava durante o dia e se banqueteava à noite, à espera do Ragnarök, quando lutaria, ao lado dos deuses, contra os gigantes.

Os equipamentos usados pelo clã são feitos para simular as armas reais, tanto no formato quanto no peso, e suas regras de combate focam-se na reprodução de um golpe ideal, não apenas em acertar seu oponente.

O grupo conta com forte base histórica, pesquisada nas Edas, contos históricos que relatam a vida nórdica, e na vasta literatura histórica indicada pelos alunos-colaboradores. São alunos de história (PUC-Campinas, UNICAMP, e Universidade de Lethbridge–Canadá) que ajudaram a criar e a manter a base histórica e o aprofundamento no recorte temático do clã.

As técnicas ensinadas foram retiradas das Edas e dos manuais de recriação histórica, e da experiência em artes marciais que nosso mestre possui.

 

Oficina de Esgrima Medieval.doc

Oficina de Trança Nórdica.doc