Comunidade Jongo Dito Ribeiro

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro é formada por um grupo de pessoas e familiares que reconstitui a manifestação do Jongo em Campinas/SP, através de rodas com toque, canto e dança, com o objetivo de compartilhar e continuar com essa cultura ancestral.

Em Campinas, a Comunidade foi batizada com esse nome em homenagem ao saudoso Benedito Ribeiro, avô de Alessandra Ribeiro, que, chegando a Campinas na década de 30, vindo do interior de Minas Gerais, manteve a tradição do jongo recebido por seus antepassados, através das realizações de festas aos santos católicos.

Desde 2002, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem se firmando, realizando trabalhos de reconstituição, composição e pesquisa com o objetivo de manter viva a chama dessa descendência, trazendo essa importante manifestação da cultura popular afrobrasileira, elemento de resistência e união para a sociedade.

O grupo se apresenta em escolas, universidades, quilombos, festas oficiais. Seus encontros são quinzenais na casa de Alessandra Ribeiro e, desde 2008, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, de gestão da comunidade jongueira, no jardim Roseira, que está aberta a quem quiser participar e contribuir na reconstituição dessa história.

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro reúne pessoas de diferentes idades, origens sociais, raças, profissões e locais. Desde 2005, faz parte da Rede de Memória do Jongo/Caxambu, representando a cultura afrobrasileira de Campinas, e já carrega o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil.

 

Comunidade Jongo Dito Ribeiro.doc