Último Tipo

Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 28 anos e radicado em Campinas há 20, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo, inclusive, apresentações de rua e itinerantes à moda dos trovadores medievais.

Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito, Velú Carvalho e Lya Bueno têm nos arranjos vocais sua base. Mas também utilizam muita percussão, que inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, além de alguns que o próprio grupo cria, como o “Pifanite” e a “Cabaça de Touca”. A seus arranjos, unem-se timbres eletrônicos, conferindo sonoridades contemporâneas ao seu trabalho. Violão, viola, guitarra, teclado, pandeiro, cajon também fazem parte dessa receita sonora.

O grupo tem como referências musicais o Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, dentre tantos outros.

Os figurinos exóticos e os cenários são confeccionados com materiais recicláveis e descartes diversos, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil, retalhos e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em seus 28 anos de existência.

O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 150 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas, festivais, além de diversas unidades de Sesc e Sesi.

Hoje tem 11 espetáculos em seu repertório, sendo 7 infantis, 2 adultos e 2 para todas as idades. Mas, em toda a sua trajetória, já montou 27 espetáculos. Gravou dois CDs e um DVD, além de ter um CD aguardando lançamento.

O grupo já ganhou mais de 30 prêmios com diversos espetáculos, músicas, clipes, trilhas de filmes, além de ter sido contemplado com fundos de investimento municipais e patrocínios de diversas empresas.

Baixe aqui os releases dos espetáculos:

Último Tipo – A Fada das Formas e a Máq…da Preguiça

Último Tipo – Circo de Latão

Último Tipo – O Livro de Rebeca

Último Tipo – O Treco da Pata Choca

Último Tipo – Outra Festa no Céu

Último Tipo – Rio que passa lá.doc